Carregando...

Padrões de roupas curtas

Os equipamentos de proteção corporal descartáveis ​​são essenciais na indústria alimentar, nas tarefas de embalagem, limpeza ou higiene... É importante encontrar a proteção mais adequada às necessidades e exigências do seu negócio.

Os riscos envolvidos

Alguns ofícios exigem o uso de uma máscara FFP para proteger o trabalhador da inalação de gotículas e partículas transportadas pelo ar. A oxigenação do local de trabalho, os produtos ou substâncias utilizados, sua detectabilidade pelo cheiro e o confinamento do local de trabalho devem ser analisados ​​para determinar que tipo de máscara é necessária.

La inhalación de polvo puede irritar las vías respiratorias y emitir olores desagradables, pero también expone al personal a patógenos como virus, bacterias y esporas de hongos.A longo prazo, certas partículas inaladas podem causar problemas de saúde mais graves, como diminuição da elasticidade do tecido pulmonar, doenças respiratórias, como câncer de pulmão, e aumento do risco de doenças ocupacionais, como tuberculose.

A máscara FFP em conformidade com a EN 149 não deve ser confundida com a máscara antivírus. Este último protege os profissionais que estão em contato com o mundo durante suas atividades. A máscara antivírus descartável ou lavável (máscara cirúrgica) deve ser adaptada ao formato do rosto para uma eficácia ideal. Essas máscaras protegem o usuário e as pessoas com quem entram em contato de gotículas. Não foi projetado para uso sanitário.

A proteção oferecida pela norma EN 149

A norma EN 149 garante o desempenho dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) de acordo com diferentes níveis:

  • Resistência ao impacto
  • Resistência a produtos de limpeza e desinfecção
  • Resistência ao fogo
  • Resistência respiratória

Foram realizados testes nas máscaras para avaliação de cada um desses critérios. Esses requisitos de resistência e filtragem permitem determinar qual EPI é mais adequado para as atividades e ambiente de trabalho. A tecnologia de filtragem oferece proteção eficaz mesmo com o uso repetido da máscara de proteção respiratória.

artigos de proteção podem ser divididos em 3 classes:

  • FFP1: proteção contra partículas sólidas grossas sem toxicidade específica e névoas em que a fase líquida é água ou óleo. Ex: algodão, grafite, hidróxido de sódio, carbonato de cálcio, caulim, cimento, celulose, feno...
  • FFP2: proteção contra aerossóis sólidos e/ou líquidos indicados como perigosos ou irritantes, bem como contra poeiras, fumos e névoas tóxicas cuja fase líquida seja água ou óleo. Ex: madeiras macias, metais, resina...
  • FFP3 : proteção contra aerossóis líquidos sólidos e/ou tóxicos e contra todas as poeiras, fumos e névoas cuja fase líquida seja água ou óleo. Ex: madeiras duras, cerâmica, lã de rocha, cádmio, cromo...

Uma máscara FFP (Filtering Facepiece Particles) é uma máscara de proteção respiratória individual. Os 3 níveis de proteção: FFP1, FFP2 e FFP3 não podem ser usados ​​nas mesmas situações. Os recursos de filtragem dos 3 tipos de máscaras são diferentes.

As profissões em questão

Diferentes profissionais estão preocupados em usar uma máscara de acordo com a EN 149, como pessoal da linha de produção de produtos farmacêuticos, trabalhadores da construção em locais empoeirados, trabalhadores do setor metalúrgico, mineração... A escolha do tipo de máscara para proteção respiratória depende da situação e principalmente do ambiente em que as tarefas são executadas.

CATEGORIAS NÍVEL DE RISCO DESCRIÇÃO DO RISCO
1

Riscos menores

Riscos muito baixos ou até zero.
Combinações simples que proporcionam conforto ao usuário, mas sem proteção contra um possível acidente.
Auto-certificação pelo fabricante.

2

Riscos intermediários

Risco real de contaminação.
Fatos de mergulho testados e certificados de acordo com uma ou mais normas europeias por um Organismo Notificado Europeu.

3

Riscos irreversíveis

Riscos muito altos levando a risco fatal ou danos irreversíveis.
Combinações testadas e certificadas por um organismo notificado, mas sujeitas a controlo de qualidade obrigatório.
Essas combinações são específicas para seus usos.

Pictogramas y normas europeas de protección corporal

Pictograma Descrição
Pictograma norma em 943 tipo 1

Estanque a gás, com alimentação de ar interna ou externa.

Pictograma norma em 943 tipo 2

Não estanque ao gás, com suprimento de ar interno ou externo.

Pictograma padrão en 14605 tipo 3

Estanqueidade do líquido.
Fato de cobertura completa, as costuras devem ser à prova de líquidos para cumprir (à prova de respingos de líquido)

Pictograma padrão em 14605 tipo 4

Estanqueidade do aerossol.
Fato de proteção completo, as costuras devem ser à prova de líquidos para caber (teste de projeção de spray)

Pictograma padrão em iso 13982-1 tipo 5

Selado contra partículas sólidas.

Padrão de pictograma em 13034 tipo-6

Estanquidade limitada a salpicos de baixa intensidade.

Pictograma norma em 1149-5

Antiestático.
Eficaz somente se a umidade relativa for inferior a 25% e a roupa e o usuário estiverem devidamente aterrados o tempo todo.

Roupas de proteção certificadas para um "tipo" específico podem ter propriedades diferentes em termos de proteção, durabilidade e conforto. "Tipo" indica apenas que a roupa passou com sucesso em um ou mais dos testes de impermeabilização de roupas completas e atende às classes mínimas de desempenho para testes de barreira mecânica e material.