Carregando...

Sapatos de segurança ESD

O padrão ESD é adequado para profissionais que lidam com descarga eletrostática. Essas descargas eletrostáticas geralmente estão presentes no ambiente das indústrias químicas, eletrônicas ou de alta tecnologia, por exemplo. Uma sapata de segurança ESD e uma sapata de segurança antiestática não são a mesma coisa.

Qual é o padrão ESD

O padrão ESD é um padrão adicional que se aplica a calçados de segurança que dissipam cargas eletrostáticas*. Essas cargas eletrostáticas constituem um risco em certos ambientes, principalmente devido à formação de faíscas, que podem danificar componentes eletrônicos ou também causar explosões em indústrias químicas, por exemplo.

Norme ESD

O sapato de segurança ESD permite esta dissipação de cargas eletrostáticas graças a um tratamento antiestático da sola e uma palmilha padronizada ESD.

* A dissipação de cargas eletrostáticas permite conter o risco de descarga eletrostática (formação de faíscas). Essas descargas são formadas pelo contato mecânico entre duas superfícies; um carrega positivamente, o outro negativamente. Essas cargas são mantidas em materiais não condutores e descarregadas em contato com um material condutor, daí seu nome eletricidade "estática".

Dois tipos de certificações:

Certificação ESD 61340-5-1

Para obter esta certificação, um operador calça os sapatos e caminha sobre uma placa de metal. Este teste verifica a resistência elétrica transversal do calçado e garante a proteção contra sobrecargas do indivíduo.

Um sapato obtém esta certificação quando sua resistência elétrica está entre 100 kOhms e 35 MOhms.

Certificação ESD 61340-4-3

Para obter esta certificação, os sapatos de segurança ESD são preenchidos com bolas de metal e colocados em uma placa de metal. Este teste não requer intervenção humana e não verifica a resistência transversal do corpo humano.

Um sapato obtém esta certificação quando sua resistência elétrica está entre 100 kOhms e 100 MOhms.

Quais materiais são usados ​​na fabricação de sapatos ESD?

Vários materiais podem ser usados ​​para reduzir ainda mais o risco de descarga eletrostática. Esses materiais são couro, cerâmica e borracha. Nenhum metal é usado na fabricação de calçados de segurança ESD e, portanto, os invólucros de proteção são feitos de material compósito.

Conselho

Vários fatores ambientais podem facilitar ou limitar o risco de descarga eletrostática. Esses fatores, ligados ao clima ambiental, são a temperatura, a atmosfera, o grau de sujeira ou o grau de deterioração do calçado de segurança.No interesse da segurança, os funcionários que trabalham em ambientes sensíveis a ESD são aconselhados a testar periodicamente a resistência elétrica de seus sapatos de segurança ESD, com ambos os pés separados, em seu local de trabalho em estações previstas para este fim.

CUIDADO: Eletricistas ou operadores que trabalham em contato com condutores de corrente elétrica não podem usar sapatos ESD padrão.

 

Nossos sapatos de segurança ESD